5 de nov. de 2013

Ativista da Arábia Saudita faz paródia de Bob Marley pelo direito de mulheres dirigirem



A Arábia Saudita é o único país do mundo onde mulheres não têm o direito de dirigir.

Um grupo de ativistas que luta para mudar essa lei criou uma divertida campanha fazendo uma paródia da música "No Woman, No Cry" (não mulher, não chore), de Bob Marley, chamada "No Woman, No Drive" (não mulher, não dirija).

A campanha é protagonizada pelo ator saudita Hisham Fageeh, que se apresenta como um ativista pelos direitos sociais.

No vídeo, Hisham encarna um personagem saudita com vestes tradicionais, que apresenta sua música como uma versão da canção de Bob Marley que vai "de acordo com os valores sauditas".

"Durante os meus estudos nos Estados Unidos, eu descobri uma música jamaicana que realmente me tocou. Decidi interpretá-la do meu jeito com as palavras que fazem sentido na minha cultura", explica.

"Eu me lembro quando você costumava se sentar no banco de trás, deixando seus ovários seguros para poder ter muitos filhos", diz a canção.

O argumento sobre os ovários foi dito pelo sheik Saleh Al-Lohaidan, um clérigo sênior no país, há cerca de um mês.