24 de mai. de 2016

Advogado é espancado até a morte durante confusão em propriedade em Palhoça



O advogado Roberto Luís Caldart, 42 anos, foi espancado até a morte na manhã desta terça-feira (24), durante uma confusão em um imóvel na rua José Luiz Martins, no bairro Barra do Aririú, em Palhoça. Segundo testemunhas, Caldart foi chamado por moradores no início da manhã, quando começou uma discussão sobre uma suposta expulsão dos residentes no local – a propriedade é composta por dois pequenos edifícios com várias quitinetes.

Pouco tempo após a chegada do advogado, que era secretário geral da subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Palhoça, teve início uma confusão generalizada, que culminou com a chegada de dois carros com cerca de 10 pessoas. Eles chegaram afirmando que eram policiais e que iriam realizar a reintegração de posse do imóvel. Caldart, então, foi agredido fisicamente, assim como outros moradores, levando um soco fatal na região do pescoço. Outros envolvidos tiveram ferimentos leves. Os autores fugiram e ninguém foi preso.

Até o momento, as informações são desencontradas sobre a situação legal do imóvel. A polícia segue no local e o corpo do advogado foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal).

A OAB/SC emitiu nota oficial sobre o caso, lamentando "profundamente a morte trágica do advogado Roberto Caldart", afirmou que está prestando assistência à família e decretou luto oficial de três dias. “O assassinato de um advogado em pleno exercício profissional constitui grave atentado à administração da Justiça e não pode ser tolerado. Um ataque ao profissional é um ataque ao Estado”, afirma o presidente Paulo Brincas.

A nota afirma ainda que Brincas telefonou ao Secretário de Segurança Pública pedindo rigor nas investigações e enviou um advogado para acompanhar o caso junto à Polícia Civil de Palhoça.
 
Fonte: ND