4 de mar. de 2013

Filmes ajudam assimilar conteúdos para provas, dizem especialistas

Filmes ajudam assimilar conteúdos para provas, dizem especialistas

Além de boa forma de entretenimento, filmes podem ser úteis na assimilação de conteúdos por candidatos a concursos públicos. Segundo especialistas, os assuntos abordados em alguns filmes podem ajudar tanto em questões sobre atualidades quanto em disciplinas mais específicas, como Meio Ambiente, Direito ou Economia.

Alex Mendes, professor de Atualidades da Academia do Concurso, alega que parte dos alunos assimila melhor os conteúdos assistindo a filmes e audiovisuais. “A maioria consegue fixar melhor o conhecimento por meio de analogias de imagens e falas. Para esses, em especial, o filme auxilia na aquisição do conhecimento e o torna mais contextualizado, o que facilita a compreensão”.
Foto: Reprodução Internet


Outra vantagem é a possibilidade de conciliar aprendizado com relaxamento. Para Orlando Stiebler, professor do Concurso Virtual, diante da rotina desgastante dos candidatos, é fundamental reservar tempo para o lazer. “Os filmes são uma boa saída, pois, além de ajudarem a relaxar, podem ir ao encontro de conteúdos abordados em provas, principalmente atualidades”, diz o especialista.

 Se o candidato quiser fazer do filme uma forma de estudo, uma boa alternativa é fazer fichamentos, relacionando o conteúdo assistido com o conhecimento teórico obtido através dos livros e aulas. Para Orlando Stiebler, porém, esse recurso não deve ser regra. “O fichamento irá remeter o candidato imediatamente ao ato de estudar, o que não é o objetivo naquele momento. O propósito de assistir a um filme é, ao mesmo tempo, relaxar e aprender”, esclarece Stiebler.

Foto: Reprodução Internet 
























De acordo com Alex Mendes, ao usar os lados racional e emocional para assimilar conteúdos, o candidato melhora a compreensão do assunto. “Longe de ser perda de tempo, o cinema pode ser muito importante para os estudos. Só não vale assistir a filmes a esmo, sem conexão com o que está sendo estudado”, alerta o especialista.

Obras que tratam de questões como superação também podem ajudar os candidatos emocionalmente. “Aconselho que, antes das provas, os alunos assistam ao documentário ‘O Equilibrista’, de James Marsh. Ele que é uma lição de vida e superação, o que pode servir de combustível numa reta final de estudos exaustivos”, argumenta Orlando Stiebler.

 Filmografia

LIXO EXTRAORDINÁRIO
Meio Ambiente — O documentário ressalta as condições de vida dos catadores nos lixões brasileiros, em particular em Jardim Gramacho, que era o maior lixão da América Latina.

5x PACIFICAÇÃO (2012)
Segurança Pública — Mostra o processo de pacificação nas favelas cariocas acossadas pelo tráfico durante décadas.

TRABALHO INTERNO — INSIDE JOB
Economia — A crise econômica mundial e suas consequências para os Estados Unidos e o mundo.

TERRA 2100 / EARTH 2100
Meio Ambiente — Compreensão do crescimento populacional e o impacto ambiental de mais um ser humano no planeta, associado ao modo de vida no mundo contemporâneo.

PERSÉPOLIS
Política — As crises no mundo árabe-islâmico e seus confrontos contra Israel e o Mundo Ocidental.

GRAN TORINO
Imigração e xenofobia — Relações humanas são enfatizadas no filme, e o assunto é bastante oportuno, já que casos de violência contra os estrangeiros têm se repetido.

BUDRUS
Política — Os conflitos no Oriente Médio são questões importantes em provas de atualidades, principalmente com a crescente tensão entre Israel e Irã e o histórico conflito entre Israel e Palestina.