11 de set. de 2013

Oito Dicas de Ouro para quem está "Em um Relacionamento sério com o Direito" e possui conta no Facebook



Poucos podem saber, mas podem acreditar: Você está sendo constantemente avaliado pelo Facebook para fins de contratação para estágio ou qualquer cargo que possa exercer no DIREITO. É este o critério adotado pelo meu professor de Direito Processual Civil para escolher seus novos advogados e pasmem: ele não é o único da minha faculdade que faz isto!

Dada a facilidade que o Facebook possui em proporcionar a investigação social por parte de qualquer pessoa, os profissionais se investem na rede social, integram-se na sua lista de amigos "inofensivamente" e simplesmente te observam sem você saber.

A fim de evitar quaisquer perda de chances no mercado de trabalho jurídico, seguir estas OITO DICAS DE OURO poderá ser de grande valia para aproveitar a utilização do Facebook sem prejudicar a sua formação acadêmico-profissional:

► CUIDADO COM O QUE VOCÊ DIZ E POSTA! ◄
A conta do Facebook é sua, mas ela é PÚBLICA e TUDO que você coloca nela, bem como os comentários que você faz, dependendo das configurações, podem ser visualizados por todos que estão no seu perfil e podem causar impressões negativas a seu respeito.

► SUA FOTO DE PERFIL É SEU CARTÃO DE VISITA! ◄
Não exponha uma imagem na qual possa lhe comprometer ou dar-lhe reputação desagradável perante todos. Lembre-se: a primeira impressão é a que fica.

► CUIDADO COM OS CONTATOS DA SUA FACULDADE! ◄
Os contatos que você faz na faculdade poderão muito bem serem seus futuros empregadores, bem como também fontes poderosas de referência e indicação. Portanto, caso decida manter algum professor na sua lista de amigos, POLICIE-SE!

► PROTEJA SUA LINHA DO TEMPO! ◄
Configure-a para sujeitar marcações de amigos de modo que elas não possam ir à sua linha do tempo sem sua aprovação prévia. Beber excessivamente de vez em quando é algo humanamente compreensível, mas seus futuros contatos profissionais não precisam ter acesso a fotos com você neste estado.

► DISCUTA COM INTELIGÊNCIA! ◄
O Facebook é uma gloriosa e poderosa ferramenta de difusão da liberdade de expressão. Utilize este aspecto para difundir discussões sem uso de jargões ou palavras de baixo calão. Sua argumentação poderá ser muito bem apreciada e atrairá olhares positivos em relação a seu intelecto.

► VICIADO EM FACEBOOK? UNA O ÚTIL AO AGRADÁVEL! ◄
Caso você tenha certo vício demasiado pelo Facebook, utilize-o a seu favor: participe de grupos de discussões sobre assuntos jurídicos e interaja com os membros menos experientes. Afinal de contas, de qualquer forma você acabará estudando e ainda poderá contribuir com a formação daqueles que sabem menos que você.

► FAÇA SEMPRE UMA REVISÃO ORTOGRÁFICA! ◄
Antes de publicar algo em sua linha do tempo ou participar de discussões, faça uma revisão ortográfica do que escreveu. Erros deste tipo são inadmissíveis e irritam demasiadamente os profissionais do Direito e isto é algo extremamente embaraçoso para a reputação e desempenho de qualquer jurista.

► NÃO RECLAME DO CURSO! ◄
A curso de Direito é um dos mais difíceis de sobreviver e todos que são da área já estão cientes de que o amor pelos estudos é a chave da sobrevivência. Portanto o fato de você não ser páreo para ele não significa que o mesmo seja ruim, nem te dá o direito de criticar sua faculdade e os profissionais da área em razão disto. Se não gosta de estudar, mude para um curso mais brando e pare de perder tempo, pois a vida não pára e o único prejudicado nesta história será você mesmo.

---
Documento escrito por Rafael Silva
Terça-Feira, 10 de Setembro de 2013

Propriedade exclusiva da página do Facebook "Em um relacionamento sério com o Direito", sendo que sua reprodução só estará autorizada mediante o fornecimento dos devidos créditos.