Falar sobre política, publicar fotos sensuais ou fazer comentários inocentes como "ainda bem que é sexta-feira" podem prejudicar suas relações no trabalho
Publicar fotos de biquíni, expor opiniões polêmicas ou
até mesmo criticar um time de futebol são atitudes comuns nas redes
sociais. No entanto, quando se mantém colegas de trabalho,
principalmente os chefes, em seu Facebook, Twitter ou outras ferramentas
parecidas, estes tipos de publicação podem comprometer a credibilidade
do profissional e até mesmo por o seu emprego em risco.
De acordo com a professora da Escola de
Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas
(FGV-EAESP), Denise Delboni, o ato de se conectar com pessoas do
ambiente de trabalho em redes sociais é mais comum entre os jovens.
“Para a geração mais nova, é uma forma de se socializar rapidamente”,
diz ela. Porém, Denise lembra que essa atitude pode apresentar mais
desvantagens do que vantagens.
Foi o que percebeu a arquiteta Marina
Fernandez, de 24 anos, quando sua última chefe a convidou para fazer
parte de sua rede de contatos no Facebook. “Eu fiquei pensando 'Ai meu
Deus, será que eu aceito?’. Ela já não era uma pessoa muito agradável no
ambiente de trabalho, então porque eu adicionaria na minha rede
social?“, comenta ela. Marina cedeu e acabou aceitando o pedido de
amizade da dona do escritório.
“Uma vez eu peguei uma infecção alimentar e
tive de ficar vários dias fora do escritório. As outras funcionárias
falaram que ela ficava de olho se eu postava alguma coisa no Facebook,
para saber se eu realmente estava doente”, conta Marina, que em outra
ocasião, saiu para jantar com colegas do escritório sem a chefe e também
teve problemas. “Alguém postou uma foto ou fez um check-in [divulgou a
localização] e ela viu. No dia seguinte, ela reclamou e falou ‘ai,
saíram e não me convidaram?’”.
Para Douglas Gonçalves, sócio da consultoria de
recrutamento Havik, o profissional que recebe um pedido de amizade do
chefe nas redes sociais não tem muita escolha, senão a de aceitá-lo.
“Você sente uma obrigação social em adicionar. Em algum momento ele vai
perceber que você não aceitou e isso acaba criando uma situação
desconfortável”, comenta.
Com a ajuda de especialistas, o iG
criou uma lista com 13 atitudes que o profissional deve evitar tomar em
suas redes sociais para preservar sua vida pessoal e o seu
relacionamento com os colegas de trabalho. Confira abaixo como manter
uma postural profissional em um ambiente virtual tão descontraído:
- Nunca falar mal da empresa ou de colegas de trabalho
Este é o maior erro a ser evitado quando
colegas de trabalho fazem parte de sua rede social. “Você perde a
liberdade de falar o que pensa de uma forma muito sincera a respeito da
empresa ou mesmo de colegas de trabalho. Quanto mais pessoas
relacionadas ao seu trabalho estão conectadas a você, mais cuidado é
preciso ter”, conta Sérgio Celestino, sócio da consultoria em
recrutamento Alliance Coaching. Muitas companhias encaram o profissional
como um representante da marca, mesmo fora do ambiente de trabalho. Ao
criticar a empresa publicamente, o funcionário põe em dúvida o
profissionalismo e a fidelidade à empresa.
- Não postar fotos sensuais
“Tanto faz se você tem um superior adicionado,
alguém do mesmo nível hierárquico ou um liderado. Uma foto de biquíni na
praia não pega bem”, comenta Douglas Gonçalves. As fotos íntimas devem
ser compartilhadas apenas com as pessoas mais próximas, para preservar a
imagem do profissional, principalmente se ele trabalha em um setor
formal. Esta regra se aplica também para os homens que postam foto sem
camisa no espelho da academia.
- Não postar assuntos sigilosos da empresa
Comentar informações estratégicas põe em risco o emprego
do profissional e também algum projeto no qual a companhia esteja
trabalhando. Postagens como "Estou trabalhando em um novo projeto da
empresa que vai ser lançado na segunda-feira" podem não parecer
reveladores para seus familiares ou amigos que trabalhem em outras
áreas. No entanto, alguém de uma empresa concorrente pode repassar esta
informação e a situação pode se complicar. Em alguns casos, o
profissional assina um termo de sigilo ao entrar na companhia,
justamente para que ele não vaze assuntos confidenciais para
concorrentes.
- Não usar muito as redes sociais durante o expediente
A estudante Josyelle Moura, de 20 anos, trabalhava em uma
empresa em que o uso do Facebook era permitido e todos os colegas
faziam parte de sua rede de contatos. “Do dia para a noite, bloquearam.
Só que hoje todo mundo tem acesso pelo próprio celular”, conta ela. “Uma
vez nós fomos almoçar e postamos fotos. Então, os chefes foram reclamar
que nós estávamos postando foto durante o expediente”, diz Josyelle. A
partir de então, os funcionários eram obrigados a deixar o celular fora
da sala para que ninguém tivesse acesso ao Facebook. Além disso, uma
pessoa ficou responsável por monitorar os perfis dos colaboradores em
redes sociais para saber se eles faziam postagens no tempo em que
estavam lá.
Caso o trabalho não esteja diretamente
relacionado às redes sociais, o ideal é que nada seja postado durante o
expediente. Isso pode passar a impressão de que o funcionário está se
divertindo em vez de trabalhar.
- Não postar "Ainda bem que hoje é sexta-feira"
Por mais cansativa e estressante que a semana tenha sido,
comentários do tipo “Ainda bem que é sexta-feira” ou “Chega meia noite,
mas não chega 18 horas” podem ser interpretados como uma reclamação em
relação ao volume de trabalho ou ambiente do escritório. Se realmente
este for o problema, é um assunto que deve ser tratado primeiro com o
superior, para manter um diálogo transparente e não transmitir um
sentimento de insubordinação ou até mesmo preguiça. “É um comentário
extremamente inocente e você vê até na televisão os apresentadores de
telejornal falando isso, mas pode ser mal interpretado por seu chefe”,
comenta Silvio Celestino.
- Nunca publicar fotos em que pareça embriagado
“Se a pessoa quer ser reconhecida como alguém que tem
maturidade, é inapropriado mostrar uma foto bêbado, em uma festa ou uma
reunião em que está todo mundo bêbado. Tudo isso pode afetar sua
credibilidade”, adverte Sérgio Celestino. O apropriado é que fotos que
possam comprometer a imagem profissional sejam compartilhadas apenas com
os amigos mais próximos. Ainda assim, corre-se o risco de alguém
repassar. Se possível, não se deixe fotografar alcoolizado.
- Limitar fotos com colegas de trabalho
Não publique fotos de eventos para os quais apenas alguns
colegas de trabalho foram convidados. “Tem problema de tribo e disputa
de poder. Eu já ouvi comentários do tipo 'Olha, a pessoa frequenta a
casa daquele diretor. Que coisa absurda'. E isso foi dito por adultos,
não eram crianças”, comenta a professora Denise Delboni, da FGV.
- Não convidar seu chefe sem ter intimidade
Ao adicionar o seu chefe na rede social, tenha certeza de
que vocês têm uma relação próxima o suficiente para compartilharem
informações de fora do ambiente profissional. Caso contrário, pode-se
forçar uma intimidade que não existe. “Têm que ter percepção. Se ninguém
na rede tem chefia em grupo de amigos, não é por acaso. Você tem que
avaliar o tipo de empresa em que você está”, diz Denise Delboni.
- Evitar falar de assuntos polêmicos
Quanto mais pessoas são adicionadas às redes
sociais, com mais cultura e educação diferentes você tem de lidar. Com
colegas de trabalho a situação é mais agravante, pois normalmente não se
possui muitas informações sobre as posições que eles tomam em relação a
assuntos que não envolvam o lado profissional. Para não desrespeitar a
cultura e crença de ninguém, o melhor é não opinar sobre assuntos
polêmicos, como religião ou política. “É melhor manter grupos fechados,
nos quais você inclua familiares e amigos mais próximos e nesses grupos
você faz os comentários com mais liberdade”, aconselha Silvio Celestino.
- Não paquerar colegas de trabalho
Não estar no escritório não significa que você tem mais
liberdade para paquerar algum colega de trabalho. A relação deve ser
tratada da mesma maneira. No dia seguinte, você vai encontrá-lo de novo e
sua atitude pode criar uma situação desconfortável para ambos.
- Não cometer erros de português
O ambiente virtual permite que a linguagem seja
mais descontraída, mas isso não significa que é aceitável esquecer as
regras gramaticais ou usar palavrões. “Tudo fica visível nas redes
sociais. Desde a educação até a falta dela”, brinca Denise Delboni.
- Não falar mal de empregos e chefes anteriores
Segundo Douglas Gonçalves, esta atitude pode prejudicar o
profissional futuramente. “Você não sabe o dia de amanhã. Muitas
contratações são feitas a partir de indicação, então você pode estar
fechando portas”, conta.
- Mantenha sua identidade
Para finalizar, o uso moderado das redes sociais não pode
significar a perda total da sua identidade nas ferramentas. Usar
sabiamente o Facebook, Twitter ou outras redes pode até beneficiar as
relações profissionais. “Emitir uma opinião madura e bem embasada a
respeito de um assunto que diz respeito à empresa, ou alguma notícia que
por ventura tenha impacto para você ou para sua, vai ser bem
interpretado”, comenta Silvio Celestino.
Para Giuliana Tranquilini, sócia da Be! Better People,
empresa de recrutamento por meio de redes sociais, o profissional tem de
saber expor quem ele é de verdade. “As pessoas falam que existe a vida
nas redes sociais e a vida real. Não, tem de ser uma coisa só. Não crie
um perfil daquela pessoa que você gostaria de ser. Aproveite as redes
sociais para mostrar os seus valores”, aconselha ela.
Fonte: IG
Fonte: IG