21 de fev. de 2013

OAB 2ª fase – Dicas práticas



Falta pouco para a 2ª fase do Exame da Ordem!


Até agora você teve, ou pelo menos se esforçou pra ter, uma vida regrada de estudos e com o máximo de foco que lhe foi possível!

A hora da verdade está chegando!

Entretanto, mais do que preparar sua mente, nestes dias que antecedem a prova você deverá preparar seu espírito!

Tudo o que você tinha pra fazer, está feito! Você ainda poderá revisar uma coisa ou outra, organizar seu Vade Mecum, ler aquele artigo que ficou pra depois, mas daqui a pouco é hora de começar a acalmar os ânimos!

Hoje aqui no blog darei dicas simples e sucintas do que não fazer na prova subjetiva do Exame da Ordem!

A observação destes detalhes pode ser a diferença entre seu nome estar ou não na lista dos aprovados, eis que podem acarretar desconto de pontos ou até mesmo a anulação da sua prova por infringir parâmetro estabelecidos no edital.
Bem, lá vamos nós!


1. NÃO RISQUE SUA PROVA!
Pode parecer uma dica óbvia, mas não a menospreze.
Você receberá no início do Exame dois cadernos de prova, sendo que um será o oficial e outro, idêntico, o rascunho.
É muito importante que você não risque o caderno de provas original, e é justamente para este fim que você terá o rascunho.
A razão para esta dica é simples: o caderno de prova original não contém seu nome, apenas um código de identificação. Isto serve especificamente para que você FULANO DA SILVA não seja identificado na hora da correção, evitando assim “apadrinhamentos” ou favorecimentos de correção em virtude de amizade ou coisas do tipo com as pessoas que corrigem a prova.
Sim, são pessoas, e não robôs. E essas pessoas têm filhos, sobrinhos, filho de sobrinhos, e pessoas dispostas a pagar altas quantias por um “erro de correção”. Justamente para evitar esse tipo de situação, não há identificação na prova.
Se você rabiscar seu caderno original, o fiscal pode entender como uma “marcação” na prova, para que o designado pela correção de favoreça.
Por mais absurdo que você considere, siga a dica, porque ela vai facilitar sua vida.

2. NÃO ASSINEM SUAS PROVAS
Essa dica segue a mesma linha de pensamento da anterior, com relação ao fato de que você não pode ser identificado!
É certo: em toda prova alguém rubrica, assina seu nome ou escreve algo que remeta à sua identificação pela banca, e isso é REPROVAÇÃO NA CERTA!
Você, que está aqui lendo essas dicas certamente não será essa pessoa. E para facilitar, se ninguém ainda lhe deu essa sugestão, eu mesma darei.
No final de sua peça descritiva, escreva exatamente o seguinte:
Termos em que
Pede deferimento
Local/Data*
ADVOGADO**
OAB N.
* Caso você não tenha dicas ou não precise especificar o local e data na prova, escreva exatamente estas palavras, como está no modelo. Caso o enunciado lhe dê a informação de que a peça deverá ser protocolada no ultimo dia do prazo legal, é aí que você deverá substituir a palavra DATA pela data em si. Cuidado com finais de semana!
** A palavra deve estar no masculino.

3. NÃO ESCREVA FORA DO ESPAÇO PERMITIDO
fora
Nem tenho o que dizem a respeito dessa dica. A imagem a seguir é clara e esclarecedora.


4. E SE EU ERRAR A GRAFIA?
Não se desespere! É mais simples do que trigonometria:
Você deve simplesmente riscar a palavra e escrever a correta em seguida!
Viu?! E isso com certeza vai acontecer contigo, então não se assuste. Não será descontado nenhum décimo da sua prova, nem que você risque uma linha inteira. Ela simplesmente será considerada inexistente. Vejam:
Ex: Protesta provar o alejado alegado por todos os meios de provas existentes.
fora2

5. LEVEM HARMONIA A SUA PROVA
Sei que harmonia e paz são as ultimas coisas que vocês estão sentindo no momento, mas espero que estejam guardando essas características para a escrita de suas provas.
Tentem deixar o texto o mais claro e “bonitinho” possível.
Como? Pensando da seguinte maneira: tudo o que você escreve em “CAIXA ALTA” numa petição normal, na prova da Ordem você deve escrever com LETRAS GARRAFAIS.
Centralize o título e faça o recuo na identificação das partes. Enfim. Deixe sua peça bonita de “se ver”! E capriche na letra, porque d uma coisa você pode ter certeza: Nenhum examinador vai se esforçar pra entender o que você quis dizer. Ou ele entende, ou ele não pontua.


fora3 fora4 fora5
E por fim, e mais importante:


6. LEIA O EDITAL
Nem preciso dizer que você já reprovou se não parar agora de fazer o que está fazendo e ler o edital da prova.
E não é pra assustar não! Você já fez algum bolo complicado sem ler a receita? A IDEIA É A MESMA!
Lá você encontrará pelo menos mais uma dezena de dicas pra realização da 2ª fase do Exame da Ordem e esclarecerá muitas dúvidas que você não está encontrando em blog nenhum!!!
Só pra você saber, tudo o que eu disse aqui neste texto: ESTA NO EDITAL.
Portanto, não tem desculpa. Leia agora!!!!!!

Por último, estejam preparados para tudo!! A Banca joga sujo, viola o Edital quando quer, posso citar dezenas de exemplos desde a época da CESPE, agora com a FGV não mudou nada...então cuidado! Mas tenho certeza que a maioria de vo0cês conseguirá, e caso não consigam é porque ainda não chegou a hora certa, tudo tem seu tempo....obrigado e bjssss.