A captação de clientes é uma importante preocupação
da maioria dos escritórios de advocacia, pois esta é uma das melhores
formas de possibilitar o crescimento e a viabilização financeira do
negócio.
Existem diversas formas de captar novos clientes. Vamos relacionar
dez maneiras práticas e de simples implantação para captar clientes, e
que podem ser desenvolvidas imediatamente por qualquer escritório de
advocacia.
Estas idéias em formato de dicas são as seguintes:
Dica 1 – Relacione seus clientes inativos e mande mensagem para eles,
sugerindo novos serviços que possam estar necessitando. Existe uma
frase em vendas que diz: “procure novos clientes para seus produtos e
novos produtos para seus clientes”.
Dica 2 – Peça indicação a seus clientes de pessoas, parentes ou
amigos que possam estar precisando, ou possam vir a necessitar no futuro
dos serviços de seu escritório, e crie uma espécie de “brinde” para
quem indicar um cliente, tipo uma agenda personalizada, que tem um custo
relativamente baixo.
Dica 3 – Desenvolva parcerias com profissionais de áreas relacionadas
a de seu escritório, e troquem cadastro de clientes, ou mandem uma
correspondência em conjunto para os clientes dos dois escritórios. Por
exemplo, escritório de contabilidade com um escritório de advocacia,
porém, existem dezenas de outras possibilidades.
Dica 4 – Utilização do cartão de visita de forma dinâmica. Consulte nosso artigo sobre o assunto.
Dica 5 – Participação em associações, grupos e comunidades formadas
por seus clientes alvos. Por exemplo, um escritório de advocacia
especializado em direito empresarial ganharia muitos clientes se
participasse de maneira ativa nos CDLs, associações comerciais,
sindicatos da classe patronal e outras associações que congreguem
empresários.
Dica 6 – Ministrar palestras para as associações e grupos que sejam freqüentadas por seu público alvo.
Dicas 7 – Publicação de artigos de interesse de seu público alvo.
Dica 8 – Criação de um blog sobre os serviços do escritório, e
inclusão nele de artigos e matérias de interesse relevante de seu
público alvo, e envio de e-mail com o link do blog de forma individual e
personalizada para seus clientes, sugerindo que eles repassem também
para outros amigos e pessoas do ramo.
Dica 9 – Criação de um site, com um conteúdo de interesse relevante
para seus clientes. Por exemplo, um escritório de advocacia trabalhista
pode criar um conjunto de dicas para que as empresas evitem ações
trabalhistas, e com isto despesas desnecessárias. Remeta o endereço do
site para seus clientes, e divulgue também através de links patrocinados
e de publicação de artigos na internet.
Dica 10 – Remessa freqüente de release para a imprensa com dicas,
curiosidades e notícias de interesse público sobre sua área de
atividade. Esta ação poderá gerar uma matéria na imprensa e promover o
nome de seu escritório.
Estas e outras dicas fazem parte do conteúdo de nosso e-book, “Etapas Básicas para Implantação de Marketing Jurídico
em Escritórios de Advocacia”, lançado recentemente, e devem ser
utilizadas sempre de acordo com o código de ética da Ordem dos Advogados
do Brasil- OAB.
A utilização de todas estas ações, em conjunto ou individualmente, e
adaptadas à especialização do escritório e ao perfil do profissional,
certamente criarão inúmeras novas possibilidades de negócios, mas
exigirão que o profissional assuma uma atitude pró-ativa na implantação de todas esta ações.
Fonte: Dica do colega Max Araújo - SC