2 de ago. de 2013

Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá perdem o direito de usar o nome Legião Urbana


A partir de agora, o direito será exclusivo da empresa Legião Urbana Produções Artísticas, administrada pelo filho de Renato Russo

Nesta quinta-feira (1), Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá perderam o direito de usar o nome da banda Legião Urbana. A partir de agora, o direito exclusivo de uso comercial da marca será da Legião Urbana Produções Artísticas, administrada por Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo.

A decisão lançada hoje pela 5ª Câmara Cível do TJ do Rio, cassou uma liminar conquista por Dado e Bonfá no último mês de julho que permitia a utilização da marca. De acordo com o texto do Tribunal de Justiça do Rio, a Legião Urbana Produções Artísticas foi formada "para proteger os interesses dos músicos", mas Dado e Bonfá venderam suas partes, sem fazer qualquer ressalva quanto ao uso comercial do nome Legião Urbana .

"Renato Russo era o sócio majoritário da empresa. Nessa época, a banda entrou com pedidos de registro da marca ‘Legião Urbana’ no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI)", descreve o texto do STRJ. "Mas o registro só foi obtido depois que Dado Villa-Lobos e Bonfá deixaram a sociedade, e a empresa passou aos cuidados da família de Renato Russo".

Dado e Bonfá afirmam que empresa impediu que eles utilizassem a marca Legião Urbana em agendamento de shows e eventos que contem a história da banda. "A Liminar nos trouxe de volta um direito que é nosso, nós três criamos e tornamos conhecida a Legião, é um absurdo a gente ter sido proibido de usar algo que construímos com nosso trabalho durante anos”, afirmou Dado Villa-Lobos.
 
Fonte: G1